• Horário de atendimento – Segunda à Sexta das 9 às 18 horas
  • Opening hours - Monday to Friday from 9 am to 6 pm
  • 營業時間-週一至週五上午9點至下午6點
[tm-social-links tooltip="no"]

Blog

A comunicação influencia em sua saúde

Você já parou para pensar o quanto a comunicação com as pessoas que te cercam pode influenciar em sua saúde?

A fala, a escrita e a ideologia, que implica em posicionamentos e expressa conceitos e concepções, são estudados por especialistas no sentido de entender o quanto a tomada de decisões pode influenciar na saúde. Além disso, o que dizem e a forma como essas palavras são encaradas também são pontos extremamente importantes.

Expor seus pensamentos, temas e questões e estratégias próprias podem acarretar diversas soluções para a vida.

Enquanto alguns profissionais estudam a felicidade do seu humano e suas formas, outros acreditam que quanto mais clara e objetiva for a comunicação, melhor é a relação pessoal e profissional de todos, levando a felicidade interpessoal.

Por isso, reflita na maneira que você está interagindo com as pessoas para preservar sua saúde e de todos os seus pares.

Ressalta-se que a comunicação eficaz na área da saúde é fundamental para informar indivíduos, comunidades e influenciar as suas decisões, de forma a promover a saúde através de comportamentos informados: a IDENTIDADE SOU IMUNE é um grande exemplo.

Estudos relacionam uma melhor comunicação com o aumento da qualidade e segurança na saúde. A comunicação consciente e efetiva entre profissionais de saúde também potencializa a sinergia com o paciente. Com todos esses focos e a comunicação interpessoal qualificada, respeita-se o processo de prevenção, tratamento e da doença.

Diálogos da imunologia com a nutrição

Até os anos 60 era difícil imaginar um estreito contato entre imunologistas e nutricionistas. Os estudos sobre as correlações da imunologia com a nutrição estavam em fase inicial. Apesar de saber que células plasmáticas eram responsáveis pela produção de anticorpos, não era clara a relação das mesmas com linfócitos circulantes no organismo. Muitas dessas descobertas vieram dos trabalhos do pesquisador e imunologista Nevin Scrimshaw que, por meio de pesquisas realizadas com modelo animal, documentou uma pequena relação entre doenças infecciosas e a desnutrição energético-proteica (DEP), condição muito prevalente nessa década (1).

Depois, entre 1980 e 1990, estudos em humanos começaram a crescer e foi consolidada a identificação e importância de citocinas como interleucina-1 e sua função mediadora na resposta autoimune contra invasão bacteriana, inflamação, infecções e lesões teciduais, bem como da interleucina-6 que induz células B a iniciarem a proliferação e diferenciação de células formadoras de anticorpos. Esses estudos salientaram a evidente interação entre os nutrientes e o sistema imunológico, demonstrando uma relação relevante entre a deficiência nutricional e o risco de desenvolvimento de doenças infecciosas. Com essas descobertas, houve crescente aumento do interesse de imunologistas em estudar os efeitos da nutrição na função imunológica, aumentando também a atenção e priorização da nutrição em pacientes hospitalizados (1).

Posteriormente, não apenas a desnutrição demonstrou estar relacionada ao declínio imunológico, como também a inflamação sistêmica de baixo grau, ocasionada por mecanismos diversos, dentre eles o aumento da adiposidade corpórea, mais especificamente observada na obesidade, fortificando assim a estreita necessidade de comunicação dessas duas áreas de pesquisa (4).

Historicamente, o suporte imunológico por micronutrientes foi densamente baseado na deficiência de vitaminas C e D, mas hoje já se sabe que vitaminas e minerais como vitaminas A, E, B2, B6, B12, ácido fólico, ferro, zinco e selênio também são essenciais para a imunocompetência (2). 

Artigos publicados na revista Nutrients, nos anos de 2018 e 2020, mostram que cada um desses nutrientes possui papéis específicos no sistema imune inato e adaptativo, dentre os quais podemos destacar inicialmente:

  • a eficiência de ação antioxidante contra espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (radicais livres);
  • o aumento dos níveis séricos de anticorpos;
  • o auxílio na manutenção da integridade estrutural e funcional das células da mucosa em barreiras inatas, como pele, intestino e trato respiratório.

Além disso, os nutrientes são importantes para proliferação e diferenciação dos linfócitos T, que fornecem defesa contra várias infecções causadas por microrganismos intracelulares e linfócitos B, responsáveis por garantir a imunidade humoral e neutralizar ou ainda destruir os antígenos (2) (3).

Quantidades adequadas de nutrientes são fundamentais para o funcionamento das barreiras físicas e das células imunes, mas a ingestão diária necessária de micronutrientes para esse suporte acontecer pode ultrapassar as recomendações dietéticas indicadas pela Recommended Dietary Allowance (RDA) em ocasiões específicas, e pode ser suprida, na maioria das vezes, através de suplementação específica de acordo com o estágio da vida (2) (3).

Sendo o alimento, muito mais do que um macro ou micronutriente, mas sim um complexo composto de nutrientes, substâncias bioativas, sabor, textura e conforto, a nutrição tem um papel importante na imunologia, o de estabelecer não apenas quais vitaminas ou minerais consumir, mas sim, a construção e orientação de um padrão alimentar equilibrado, em todos os ciclos da vida, que possa sustentar todo esse sistema imunológico desde sua formação e funcionamento e até mesmo frente a patologias. 

Importante lembrar que comemos todos os dias refeições inteiras, com diversos alimentos, que interagem em digestão, absorção e utilização entre si, e que, portanto, uma refeição equilibrada e adequada ao estágio de vida e condição fisiológica é essencial à saúde física, mental e imunológica. 


Texto escrito por Isabela Bozza e Roberta Carbonari – Nutricionistas 

Referências

  1. Gerald T. Keusch, The History of Nutrition: Malnutrition, Infection and Immunity, The Journal of Nutrition, Volume 133, Issue 1, January 2003, Pages 336S–340S, https://doi.org/10.1093/jn/133.1.336S
  • Gombart AF, Pierre A, Maggini S. A Review of Micronutrients and the Immune System-Working in Harmony to Reduce the Risk of Infection. Nutrients. 2020 Jan 16;12(1):236. doi: 10.3390/nu12010236. PMID: 31963293; PMCID: PMC7019735.
  • Maggini S, Pierre A, Calder PC. Immune Function and Micronutrient Requirements Change over the Life Course. Nutrients. 2018 Oct 17;10(10):1531. doi: 10.3390/nu10101531. PMID: 30336639; PMCID: PMC6212925.
  • Johnson AR, Milner JJ, Makowski L. The inflammation highway: metabolism accelerates inflammatory traffic in obesity. Immunol Rev. 2012 Sep;249(1):218-38. doi: 10.1111/j.1600-065X.2012.01151.x. PMID: 22889225; PMCID: PMC3422768.
Simone-Saude-x-Comunicacao2-1024x683

健康 x 传播

首页 –  博客左图 –  传播 –  健康 X 传播

传播专业人员将自己置身于疫情面前寻找信息,他们收集事实并寻找其他来源加以证实。

Simone-Saude-x-Comunicacao1-1024x678

这是因为人们之间是相互联系的,每分钟都需要更新。然而,从医疗保健的角度分析,可以说这是一把双刃剑。

自从疫情发生以来,对全球每个人来说都是一个新的情况,科学家、医生、研究人员团结起来,共同寻找解决公共卫生混乱的办法。

Simone-Saude-x-Comunicacao-1024x708

另一方面,传播专业人士急于获得独家报道,并获得最可信的消息,以实现脱颖而出,这就是传播和健康崩溃的原因。

人们不再信任拥有第四权力权威的媒体和传播专业人士。不间断的搜索,不对信息进行检查,使新闻界变得平淡无奇,将人们的生命置于危险之中。其实可以等待几分钟,以传输更可信的信息。

事实是,一切都变得既荒谬又混乱,但社会和相关人员却没有意识到。

如果不是悲剧性的,这种情况就会很有趣。

Simone-Saude-x-Comunicacao2-1024x683

每一个人都有责任去思考、分析并参与到一场宣传文化价值观与原则以及良好习惯的运动中来,而这场运动有损于伟大的技术进步,使我们处于无良时刻的边缘,给我们的心理健康带来损害。

传播非常重要,但要负起责任,这样才不会转换为损害。

Simone - Saúde x Comunicação2

Health x Communication

Communication professionals put themselves in front of the pandemic in search of information. They collect the facts and look for other sources to confirm them.

This happens because people are connected and need to be updated every minute. However, it can be said that it is a double-edged sword when analyzed from a health care perspective.

Since the pandemic came along, which is a new situation for everyone in the world, scientists, doctors, researchers are united to find a solution to the chaos in public health.

On the other side, the communication professionals are anxious to have scoops and gain the most trustworthy news to stand out from the rest. This is how the collapse of communication and health is created.

People no longer trust the media and communication professionals, who have the authority of the 4th power. The incessant search, without checking the information, trivializes the press and puts people’s lives at risk. It is possible to wait a few minutes to transmit information with more credibility.

The truth is that everything becomes absurdly chaotic, but without the awareness of society and those involved.

This situation would be funny if it were not tragic.

Simone - Saúde x Comunicação2

It is up to each person to think, analyze, and engage in a campaign that promotes the values and principles of culture and good habits in detriment to the great technological evolution that puts us on the brink of unscrupulous moments and brings damage to our mental health.

Communication is very important, but with responsibility so that it is not transformed into damage.

Simone-Saude-x-Comunicacao2-1024x683

Saúde x Comunicação

Profissionais de comunicação se colocam a frente da pandemia em busca da informação. Eles coletam os dados e procuram outras fontes para confirmá-las.

Isso acontece porque as pessoas estão conectadas e necessitam de atualização a cada minuto. Entretanto, pode-se afirmar que é uma faca de dois gumes quando analisado pela área de saúde.

Desde que surgiu a pandemia, que é uma situação nova para todos no mundo, os cientistas, médicos, pesquisadores estão unidos para encontrar uma solução para o caos na saúde pública.

Do outro lado, os profissionais de comunicação apreensivos para ter furos de reportagens e conquistar o que há de mais fidedigno para sobressair-se dos demais. Instala-se assim o colapso da comunicação e da saúde.

As pessoas já não confiam mais nos veículos e profissionais de comunicação, que tem autoridade de 4º poder. A busca incessante, sem checagem das informações, banaliza a imprensa e coloca a vida das pessoas em risco. É possível aguardar minutos para transmitir uma informação com mais credibilidade.

A verdade é que tudo se torna absurdamente caótico, mas sem a conscientização da sociedade e dos envolvidos.

Situação essa que seria engraçada se não fosse trágica.

Cabe a cada um pensar, analisar e entrar em campanha prol valores e princípios de cultura e costumes do bem em detrimento a grande evolução tecnológica que nos coloca a beira de momentos inescrupulosos e traz prejuízos a saúde mental.

A comunicação é fundamental, mas com responsabilidade para que não seja transformada em prejuízos.